Baseando-se em avanços nas áreas da informática, inteligência artificial, medicina, astronomia, nanotecnologia, genética e biotecnologia, muitos estudiosos acreditam que nas próximas décadas a humanidade irá atravessar a singularidade tecnológica e é impossível prever o que acontecerá depois deste período.
A maior parte daqueles que pesquisam ou discutem a singularidade tecnológica acreditam que esta possa decorrer entre os anos de 2025 e 2070, embora seja perfeitamente possível que esta demore mais a ocorrer ou, simplesmente, não ocorra.
A aceleração do progresso científico e tecnológico tornou-se, nos últimos 300 anos, a característica mais marcante da história da humanidade. Desde o surgimento da ciência com Galileu Galilei, Isaac Newton e Leibnitz profundas mudanças políticas e econômicas ocorreram em todos os países. Tais mudanças se fazem mais notáveis nos últimos 30 anos com a explosão da era digital e do capitalismo financeiro.
Para fazer uma estimativa precisa de quando exatamente a inteligência artificial conseguirá alcançar níveis superiores a inteligência humana muitos índices tem sido usados e comparados. A lei de Moore, em vigor há mais de 30 anos, segundo a qual a cada 18 meses a capacidade de processamento dos computadores dobra, enquanto os custos permanecem constantes, é extensamente usada como modelo nos estudos sobre singularidade tecnológica.
Existem várias organizações e instituições que pretendem participar ativamente e/ou promovem estudos acerca da singularidade tecnológica. Dentre estas podemos destacar:
- O Singularity Institute for Artificial Intelligenceque é um instituto de pesquisa sem fins lucrativos.
- A Acceleration Studies Foundation é uma organização educacional sem fins lucrativos que visa promover estudos e pesquisas.
- A Associação Transumanista Mundial, fundada em 1998, criada na Faculdade de Filosofia de Oxford, encabeça inúmeras delegações em todo o mundo.
Este é um estudo muito curioso e pode realmente levar a certos pensamentos sobre até onde as máquinas são subordinadas e até onde os seres humanos dominam. O que é certo até o momento é que muita coisa ainda está por vir.
Referência: WikiPédia
0 comentários:
Postar um comentário
Gostou do artigo? Então deixe um comentário !!!