A principio, o Scrum foi concebido como um estilo de gerenciamento de projetos em empresas de fabricação de automóveis e produtos de consumo, porém está cada vez mais sendo utilizado nas grandes empresas.
É uma metodologia ágil para gerenciamento de projetos de software com a idéia de manter a equipe produzindo com alta performance e cumprindo os prazos apertados que são impostos.
O intuito do blog é mostrar o conceito e algumas definições desse método. A seguir cito as principais funções:
Sprint: É um período (normalmente de 30 dias) onde a equipe se compromete com a entrega de determinadas tarefas que constam no Backlog.
Product Backlog: Listagem com as especificações do produto em questão. O documento é visto por todos envolvidos. Podendo ser alterado durante o processo.
SCRUM Master: Gestor do time de desenvolvimento. Sua principal função é acompanhar e fornecer tudo o que seu time precisa para cumprir as tarefas acordadas dentro de um Sprint.
Product Owner: É o responsável em entender o projeto junto ao cliente e passá-lo para o SCRUM Team. Muitas vezes o Product Owner é o próprio cliente e é ele que coloca prioridade nas tarefas. O resultado do seu trabalho é o Product Backlog descrito acima.
SCRUM Team: Equipe de desenvolvimento que tem geralmente entre 5 e 9 pessoas e a responsabilidade pela divisão das tarefas é do próprio time, ou seja, eles é que decidem quem é que vai ficar com qual tarefa do Backlog. São definições que podem ser trocadas durante o desenvolvimento.
Daily SCRUM: Reunião diária no mesmo horário entre o SCRUM Master e o SCRUM Team com o objetivo de eliminar ou entender qualquer obstáculo que tenha aparecido e, além disso, faz com que cada membro da equipe responda perguntas como:
- O que foi feito desde a última reunião?
- O que será feito até a próxima reunião?
- Alguma coisa está impedindo você fazer o que foi combinado?
Burn-down Chart: É um gráfico que serve para acompanhar quanto trabalho ainda falta ser entregue dentro de um Sprint.
Finalizando, não existe uma metodologia perfeita, porém o Scrum e suas práticas vieram para ser uma metodologia ágil, onde os projetos de software tem muito a ganhar.
Referências:
http://guilhermemarques.wordpress.com/2008/06/26/scrum/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Scrum
http://idgnow.uol.com.br…..projeto-de-forma-diferente-e-gil/
3 comentários:
Muito bom, posso postar no meu site? www.gerenciamentodeprojeto.com
José,
Fique a vontade para postar em seu site.
Abraços.
Wilton Paulo.
Muito bom seu artigo, é isso mesmo. Eu escrevi 2 artigos sobre Scrum um sobre o porque utilizar:
http://ale-sistemas.com/wp/2007/08/22/porque-utilizar-scrum e outro mostrando como implantar: http://ale-sistemas.com/wp/2007/09/01/implantando-o-scrum.
Olha, posso dizer que na empresa onde eu trabalho, acabou sendo a solução para muitos dos nossos problemas, principalmente, no que diz respeito a mudanças de requisitos.
Postar um comentário
Gostou do artigo? Então deixe um comentário !!!