sábado, 28 de fevereiro de 2009

Resumo do Mês: curso gratuito de TI, vmware no fedora, curso superior a distância, mudanças na LPI

 

britishtelecom

British Telecom oferece curso gratuito para TI e Telecom

Esta é uma ótima oportunidade para quem está iniciando a carreira na área de TI, porque além de ser um programa para formação de profissionais, ainda ajuda na capacitação e melhoria do inglês.

 

VMware Server 2.0 no Fedora 10

Como já devem saber, o VMware Server é gratuito e pode ser usado no linux sem problema algum, porém sua configuração não é tão simples assim. Explico neste rápido tutorial os passos básicos para instalar e configurar o VMware Server 2.0 no Fedora 10, mas pode funcionar também no Fedora 9, 8 ou qualquer distribuição , talvez com algumas adaptações.

 

 

 

eadCurso superior à distância: para quem tem pouco tempo livre

Se você ainda não sabia, é possível fazer uma faculdade pela Internet. O que há alguns anos não era possível, hoje já existe uma boa quantia de faculdades  com essa possibilidade.

 

lpistudent

Mudanças nas certificações LPIC-1 e LPIC-2

A LPI fez uma atualização recentemente dos objetivos das provas de certificação LPIC-1 e LPIC-2. Essa atualização tem como intuito acompanhar as evoluções do Linux e necessidades das empresas que apóiam a organização.

 

Scrum: Gerenciamento ágil de projetos

A principio, o Scrum foi concebido como um estilo de gerenciamento de projetos em empresas de fabricação de automóveis e produtos de consumo, porém está cada vez mais sendo utilizado nas grandes empresas.

 

Faça o download de e-books Linux

A dica não é tão recente, mas servirá para aqueles que ainda não sabiam, pois o site LinuxHaxor.net fez uma lista muito interessante contendo 68 e-books com temas relacionados ao Linux e que com certeza serão de grande valia para aqueles que querem aprender como este sistema funciona ou até mesmo para quem quer se aperfeiçoar em determinado assunto.

 

BackTrack 4 Beta disponivel

O BackTrack é uma distribuição Linux com ferramentas para especialistas em segurança da informação. Esta distro disponibiliza recursos (programas hackers) para que sejam exploradas falhas de segurança através de várias técnicas. É altamente portável, podendo ser instalada num pen-drive, live-CD ou no HD.

 

Como não falar inglês

O vídeo a seguir é sobre a primeira entrevista do Anderson como jogador do Manchester, onde ele tenta demonstrar seu “bom” inglês. Tá certo que ele não precisa ter conhecimento em inglês para jogar futebol, mas o ponto a se discutir é se vale a pena tentar falar inglês sem saber dizer muitas frases.

 

Diversos idiomas para aprender online

Esta é uma dica muito interessante que, por incrível que pareça, ainda não postei aqui no blog. Mais uma ótima dica sobre idiomas, para quem quer aprender e praticar os mais variados idiomas.

 

Sites de empregos na área de TI

Desemprego é uma palavra praticamente desconhecida na área de tecnologia da informação. A relação candidato por vaga no país é praticamente de um para um, o que significa, emprego garantido.

 

E muito mais nos Posts de Fevereiro de 2009.

Mercado de trabalho de TI: Há Vagas!

Apesar da crise econômica, há vagas para profissionais de TI. Atualmente, muitas empresas estão enxugando operações e reduzindo o quadro de pessoal ao redor do mundo por causa da crise mundial, mas, embora as companhias estejam apertando os cintos, o segmento oferece oportunidades para especialistas que estejam atualizados com as inovações tecnológicas e tenham diferencial competitivo, garantem consultores em Recursos Humanos.

 

O vídeo a seguir tem duração de pouco mais que 5 minutos e foi criado pelo site Olhar Digital, vale a pena conferir!

 

Se você recebe as dicas por e-mail e não conseguiu visualizar o vídeo clique aqui.

Certificações Top em Tecnologia para 2009

 

Escrevo aqui uma lista das certificações top em tecnologia para este ano de 2009. Os critérios para escolha foram baseados na relevância do mercado e popularidade discutidas no site About.com.

 

Como a lista foi baseada em um site internacional, não coloquei o salário estimado como eles fizeram, porque aqui no Brasil a realidade é outra e o salário é bem menor do que o praticado lá fora.

 

toptechcerts

 

CCIE: O CCIE sempre está no topo de listas como essas. Muito provavelmente porque somente 26% passam, o que pode ser considerada como a mais difícil de todas as certificações em TI.

 

CISA: Uma certificação para Auditores de Sistemas, que diferentemente das certificações de mercado com orientação a funcionalidade, que torna-se obsoleta com o tempo, a certificação CISA possui foco às melhores práticas e conhecimentos necessários à eficiência no processo de auditoria de sistemas.

 

CCSE: O CCSE é a certificação em Segurança mais avançada da CheckPoint. Um CCSE é capaz de, por exemplo, identificar riscos para uma rede, criar um diagrama de rede e definir uma política de segurança.


MCSD: Microsoft Certified Solution Developer (MCSD) é uma certificação para Microsoft .NET, onde desenvolvedores de primeira linha projetam e desenvolvem soluções empresariais com ferramentas de desenvolvimento, tecnologias e plataformas Microsoft e com o Microsoft .NET Framework.

 

PMP: É um rigoroso Programa de Certificação Profissional desenvolvido e mantido pelo PMI - Project Management Institute. É uma certificação que requer muita experiência e habilidades para obtê-la.

 

certificationachieveCISSP: Certificações em Segurança estão em alta. Pessoas com a CISSP (Certified Information Systems Security Professional) ganham bem e precisam fazer apenas um exame para tê-la. Obviamente, é preciso alguns anos de experiência.

 

RHCE: Red Hat Certified Engineer (RHCE) é um teste baseado em desempenho que mensura a competência em sistemas reais. A principal certificação em Linux do mercado, o RHCE comprova as habilidades de configurar os serviços de rede e segurança em sistemas rodando o Red Hat Enterprise Linux. São mais de 5 horas de testes “hands-on”.

 

SCJP 6.0: Caso tenha vontade de se tornar um programador profissional e se aprofundar nas tecnologias java, essa é a certificação que deve ser adquirida. Com o SCJP, o profissional tem a possibilidade de se desenvolver futuramente nas plataformas JSE, JEE e JME. Ele também pode usar o SCJP 6.0 para as certificações “Oracle Certified Solution Developer” e “Oracle Certified Enterprise Developer”.

 

CAPM: Criada para ser um intermediário até a obtenção da certificação PMP®, a CAPM é indicada para pessoas que procuram estabelecer e demonstrar uma base comum de conhecimento e termos no campo do gerenciamento de projetos.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Veja o status online dos serviços Google

 

Para reduzir a falta de informação dos consumidores, o Google disponibilizou o Apps Status Dashboard que oferece informações atualizadas sobre o status de funcionamento de seus produtos principais como Gmail, GTalk, Google Docs, entre outros.

 

Segundo a empresa, as informações de status refletem as condições atuais dos serviços que as organizações utilizam através do programa do Google Apps. O que significa que passará a indicar, via quadro (dashboard), o estado dos seus serviços.

 

gasd

 

O Google, diferentemente de certas empresas aqui no brasil tem demonstrado que sabe tratar os eventos inesperados que enfrenta, mesmo sabendo que suas falhas atingem milhares de parceiros e clientes. Apesar de não mostrar em tempo real o que está acontecendo com determinado produto, ainda assim é uma boa opção, para consultar o histórico dos produtos.

 

Claramente, vemos que ainda faltam muitos produtos como o Google Adsense, Adwords, Picasa e o famoso Orkut, mas convenhamos, a aplicação acabou de entrar no ar, vamos esperar pela versão Beta 2.

 

Detalhe, este é um conceito que já existe e, portanto, não é novidade nenhuma. A Amazon e a Apple, por exemplo, já aplicam.

 

[via UnderGoogle]

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Cloud Computing: Moda e Mobilidade

 

O que mais tem se falado ultimamente é sobre o termo "Cloud Computing", que quer dizer "Computação em Nuvem". Um conceito em relação a todo tipo de serviços web, novas opções de planos de hospedagem e assim por diante.

 

cloudcomputingwithlaptop

 

Este é um assunto que pode ser apenas mais uma “modinha” do mundo tecnológico,  muito se discute sobre ser ou não uma boa opção e se esta é mesmo uma tendência no futuro, mas em meio a tanta informação, muitos se perguntaram sobre o que tudo isso significa. Bom, vou fazer então uma explicação sem me aprofundar muito a seguir.

 

Pois bem, o termo Cloud Computing surgiu num tom de brincadeira, que servia para explicar onde os serviços estavam sendo executados. Ao invés de dizerem que estavam rodando em um servidor, trancado em uma sala da empresa, diziam que eles estavam rodando "nas nuvens", ou seja, uma metáfora, que nada mais é do que um conjunto de servidores, que rodam diversos serviços e são conectados aos clientes através da Internet. Servidores estes que estão em algum datacenter pelo mundo.

 

A idéia do Cloud Computing é fornecer serviços através da Internet, permitindo que você acesse arquivos, documentos, e-mail, rode aplicativos e assim por diante, utilizando qualquer equipamento conectado à web. Exemplos disso são: o Gmail, Windows Live e o Google Docs, onde os dados são armazenados nos datacenters das empresas e você apenas acessa as informações utilizando um navegador, que de certa forma te dá mais mobilidade do que um computador usando apenas arquivos locais.

 

Porém, deve-se destacar que esta modalidade de serviços pode oferecer diversos riscos em relação a segurança e privacidade, uma vez que os dados deixam de ser armazenados no PC e passam a fazer parte na nuvem, significando que serão armazenados e replicados em diversos servidores.

 

cloud-computing

 

Informações podem ser acessadas e compartilhadas de qualquer lugar, o que é suficiente para garantir sua popularização até mesmo no Linux como desktop, pois não é preciso se preocupar em instalar o OpenOffice ou o MS Office, obviamente ainda falta muito para o Google Docs ou qualquer outro serviço web chegar neste nível.

 

Certo, mas o que fazer se a conexão cair? Bom, neste caso você perde toda a mobilidade. Por isso é devem existir os serviços “off-line”, como é o caso do Google Gears, uma extensão do navegador que faz o syncronismo de todos os seus emails, possibilitando assim, que você continue com seus arquivos, sem ter que esperar a conexão voltar.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Selo “Olha que Blog Maneiro”

 

O Gotcha IT foi indicado pelo  blog Peramblogando ao selo “Olha que Blog Maneiro”. Sendo que, eu já deveria ter postado o selo há alguns dias e peço desculpas pela demora.

 

Este selo significa que este é um blog maneiro (que maravilha) e que a partir de agora devo seguir algumas regrinhas. Uma delas é indicar mais alguns blogs para o selo com o intuito de aumentar a publicidade e você sabe, é aquele famoso “meme”.

 

1 - Exiba a imagem do selo “Olha Que Blog Maneiro” Que você acabou de ganhar!!!

 

blog_maneiro

2 - Poste o link do blog que te indicou.

http://peramblogando.blogspot.com

 

3 - Indique 10 blogs de sua preferência:

 

Estão em ordem alfabética e não de preferência:

   http://analistati.com

   http://aprendagratis.cla08.net

   http://www.blogdocatarino.com

   http://canttim.com

   http://www.comofazerweb.com

   http://geekinside.iblogger.org

   http://www.monitorando.org

   http://ricardomartins.com.br

   http://usuariocompulsivo.blogspot.com

   http://zumbionline.blogspot.com

 

4 - Avise seus indicados

5 - Publique as regras

6- Confira se os blogs indicados repassaram o selo e as regras

7- Envie sua foto ou de um(a) amigo(a) para olhaquemaneiro@gmail.com juntamente com os 10 links dos blogs indicados para verificação. Caso os blogs tenham repassado o selo e as regras corretamente, dentro de alguns dias você receberá 1 caricatura em P&B.

Indicação de Livro: Sockets Linux

 

A indicação de hoje é sobre sockets em linux. O autor Maicon Melo Alves tem uma boa experiência, onde já trabalha com informática há mais de 10 anos, sendo que desde 2003 desenvolve atividades relacionadas ao Linux. Possui também as certificações LPIC-1 e RHCE.

 

Descrição:

Este livro aborda os principais conceitos relacionados a um recurso de comunicação entre processos, chamados sockets. Com o uso dos sockets é possível criar meios para que os processos se comuniquem no Linux, tanto através da rede quanto localmente.

 

Com as informações aqui apresentadas, o leitor estará apto a criar clientes e servidores TCP ou UDP e a adquirir conhecimento necessário para utilizar os sockets como um recurso de comunicação local.

 

Além de informações básicas sobre como manipular este recurso, a obra também apresenta alguns conceitos avançados que permitirão, por exemplo, resolver nomes e endereços IP, enviar e receber mensagens de broadcast e tratar múltiplos clientes TCP.

 

O conteúdo deste livro deve ser conhecido por administradores de sistemas Linux, estudantes e pesquisadores, para que possam resolver as questões relacionadas à necessidade de comunicação entre dois computadores. A obra apresenta também outros métodos de IPC (sinais, pipes, entre outros) e um resumo sobre os protocolos da Internet.

 

Editora: Brasport

Autor: MAICON MELO ALVES

ISBN: 9788574523583

Origem: Nacional

Ano: 2008

Edição: 1

Número de páginas: 328

Acabamento: Brochura

 

Para saber mais acesse aqui

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Sites de empregos na área de TI

 

Desemprego é uma palavra praticamente desconhecida na área de tecnologia da informação. A relação candidato por vaga no país é praticamente de um para um, o que significa, emprego garantido.

 

A agressividade em TI é tanta na hora de buscar jovens talentos que, empresas do porte da IBM vem firmando parcerias com escolas do ensino médio para incluir em seus currículos disciplinas que cubram as necessidades de mão-de-obra especializada.

 

“O Brasil terá déficit de mão-de-obra durante os próximos 10, 15 anos”, prevê Deli Matsuo, diretor de recursos humanos do Google para a América Latina e segundo um levantamento da consultoria IDC (International Data Corporation), “há déficit de profissionais nessa área no Brasil, onde em 2010, esse número deverá chegar aos 100 mil”.

career

Muito bem, mas esta pode não ser a realidade de alguns leitores. Sabemos que ainda tem gente desempregada ou procurando um emprego que pague bem. E agora?

 

Por isso mesmo criei este artigo, pois resolvi reunir uma lista com alguns sites que oferecem e divulgam vagas de empregos na área de TI sem cobrar nada, ai vão eles:

 

TecJobs: Um portal de empregos para a área de tecnologia da informação, que disponibiliza aos profissionais e empresas do ramo uma ferramenta simples e eficaz de comunicação.

 

APInfo: Tem o papel de facilitar o contato entre as empresas e os profissionais de informática. O compromisso é atender comunidades de profissionais de informática, possibilitando a troca de informações e experiências.

 

Empregos TI: Uma área dedicada no site Profissionais TI que oferece vagas de emprego em tecnologia da informação. São vagas de agências de emprego e de empresas no Brasil e no mundo.

 

ClickJobs: Se você é um profissional que atua na área de desenvolvimento, programação, design ou comercial ou é uma empresa que procura profissionais nesta área, este é o lugar certo.

 

CarreiraSolo: O site publica diversas oportunidades enviadas por empresas, são vagas que chegam até os mais de 5 mil leitores diários na seção de Vagas.

 

De qualquer jeito, se nenhuma das dicas ajudaram, recomendo que entrem diretamente no site da empresa em que almeja trabalhar, pois quase todas as empresas de grande porte, mantém um sistema de cadastro de currículo para uma eventual oportunidade.

 

Se você, caro leitor, sabe de mais algum site que não está na lista, não hesite em postar um comentário.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Banda larga via rede elétrica chega neste ano

 

plc

 

Emília Ribeiro, conselheira da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), afirmou que os brasileiros poderão acessar internet por meio da rede de energia elétrica ainda em 2009 e garantiu que seu relatório sobre a regulamentação da oferta estará pronto ainda no fim de março.

 

Emília afirmou, à Agência Brasil, que é muito importante decidir a questão, porque é uma forma barata de expandir a banda larga para todo o país e aumentar a competição no setor.


Com a transmissão de dados em alta velocidade pela rede elétrica, sistema também conhecido como BPL ou PLC, as tomadas residenciais passam a ser pontos de rede. A conselheira explica que os dados são transmitidos por meio de fio elétrico ou por outro cabeamento no poste de energia e levado para dentro da residência por meio da caixa de energia elétrica.


Emília aproveitou para defender a disseminação da banda larga no serviço público e nas escolas. Segundo a conselheira, não custaria muito para o governo um estudo que faça o serviço chegar à segurança, à saúde, à cultura, entre outros.

 

Fonte: IDGNow

Honestidade: uma questão de ética

 

Assistindo recentemente a um dos vídeos do CQC sobre testes de honestidade feito pelo Danilo Gentili (que por sinal é um ótimo humorista), vi o quão desonesto um ser humano e até mesmo toda uma população pode ser. Provas do dia a dia como: um troco recebido de valor superior ao normal, uma carteira perdida com dinheiro dentro ou até mesmo um telefone celular esquecido, podem dizer até onde um cidadão é honesto.

 

 

Se você recebe as dicas por e-mail e não conseguiu visualizar o vídeo clique aqui.

Apesar de constatarmos que ainda há muito que fazer para passarmos o nosso país a limpo, não devemos achar que a honestidade é algo em extinção. Muito pelo contrário, pois 
felizmente são os bons exemplos que ganham espaço na mídia, fazendo com que estes brasileiros honestos consigam destaque por seus feitos.

 

De toda forma, o teste de honestidade feito pelo programa CQC nos mostra que a desonestidade ainda é maioria, pelo menos aqui no Brasil, mas a pergunta que me faço é: Será que no mundo corporativo também temos esta estatística? Uma pergunta para se pensar, uma vez que é mais difícil medir as atitudes do dia a dia em uma corporação.

 

Mas uma coisa é certa, profissionais de todos os níveis são avaliados pela reputação e confiança que constroem. No mundo corporativo, algumas das competências mais valorizadas pelo mercado são a honestidade e a capacidade de conquistar a confiança de chefes, colegas, fornecedores e clientes.

 

Muitas vezes, na carreira, nos sentimos tentado a fazer algo para nos promover ou lucrar com alguma coisa de forma desonesta. Mas não se iluda, os prejuízos não compensarão nenhum ganho, por melhor que ele possa parecer. Se sua reputação for manchada pela desonestidade, o preço para recuperar todo a confiança adquirida será muito maior.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Mudanças nas certificações LPIC-1 e LPIC-2

 

A LPI fez uma atualização recentemente dos objetivos das provas de certificação LPIC-1 e LPIC-2. Essa atualização tem como intuito acompanhar as evoluções do Linux e necessidades das empresas que apóiam a organização.

 

Os novos exames estão com escopos mais abrangentes na LPIC-1, no entanto na LPIC-2 estão mais focados em administração de sistemas e conhecimentos em redes. Também foram incluídas uma grande quantidade de questões sobre internacionalização, localização e questões de acessibilidade.

 

Os objetivos revisados da LPIC-1 e LPIC-2 estão disponíveis no wiki da LPI. Quem estiver se preparando para fazer as provas, deve faze-las antes do dia 1 de Abril de 2009 (parece mentira, mas não é), data limite em que os exames serão baseados nos objetivos antigos, que podem ser vistos nos links a seguir: LPIC-1 e LPIC-2.

 

Para mais informações, acesse o link com a notícia oficial publicada no site da LPI: http://www.lpi.org/eng/about_lpi/what_s_new/lpi_set...programs

 

lpistudent

 

Para finalizar, recomendo a todos aqueles que estão estudando, que acelerem os passos, porque as mudanças não são poucas e aqueles que estão iniciando os estudos, que se baseiem nos novos objetivos.

Precisando de uma grana extra? Seja Freelancer!

 

hire

 

Quem tem um tempinho livre e quer lucrar com isso, sabe que a oportunidade de ser  Freelancer pode render uma graninha, mas não é fácil encontrar bons trabalhos que se encaixem no seu perfil profissional por um valor aceitável.

 

O site Rent a Coder pode lhe ajudar nesta busca, pois ele agrega pessoas que possuem projetos em informática que não sabem programar e nem possuem mão de obra, com programadores de todo o mundo, inclusive nós brasileiros.

 

job_searchApós efetuar o cadastro você ganha uma conta de programador para participar de leilões de projetos. Por exemplo: se uma pessoa precisa de uma loja virtual em PHP e diz que pagará no máximo US$ 100 dólares pelo portal “Rent a Coder”. Assim, cabe aos programadores cadastrados no site fazer as devidas propostas, e aquele que oferecer a melhor proposta será contratado e terá que desenvolver o portal da maneira que seu contratante exige.

 

Assim que você é contratado para fazer determinado trabalho, o processo a seguir é tudo via Internet e pode-se muito bem receber de um contratante nos EUA, conversar com ele via, MSN, Gtalk, Skipe ou o quer que seja.

 

O detalhe é que existem projeto para todos, de diversos valores, tamanhos, de várias ferramentas, linguagens, designers e até mesmo questões de administração de banco de dados, servidores de aplicação e sistemas operacionais como Linux, Solaris, HP-UX. Há um universo muito grande na área de TI, onde qualquer um que estiver nela e souber um pouco de inglês terá espaço.

 

Quanto a forma de pagamento, é importante ressaltar que no Brasil a melhor maneira de receber é via conta PayPal. Onde, toda vez que você for remunerado, o pagamento será realizado na sua conta e assim acumulando a cada trabalho terminado.

 

handshake

 

As recomendações que deixo são: Adicione no seu agregador de RSS feed para os novos trabalhos disponíveis, afine seu inglês para evitar confusões na contratação de serviços e mãos a obra.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Diversos E-Books OpenSource para Linux

 

O site Daily Artisan criou uma lista muito interessante de livros eletrônicos (e-books) dos mais diversos temas relacionados ao Linux, dentre eles, alguns são mais genéricos, ou seja, que podem ser aplicáveis a qualquer distribuição, no entanto, há e-books que o foco é nas distribuições especificas como: Ubuntu, Fedora, RH.

 

library

 

Instalação e Inicialização

1. Introduction to Linux - A Hands on Guide

2. Linux From Scratch

3. The Easiest Linux Guide You’ll Ever Read - An Introduction to Linux for Windows users

4. Linux Installation and Getting Started by Matt Welsh

5. Comprehensive Linux Textbook by Muayyad Saleh Al-Sadi

6. Pocket Linux Guide

7. Linux+ Study Guide

8. The Linux Cookbook: Tips and Techniques for Everyday Use by Michael Stutz

9. Beyond Linux from Scratch

10. Brian and Tom’s Linux Book

11. Everyday Linux

12. Linux Dictionary

13. Learning the Unix Operating System

14. Slackware Linux Essentials by Alan Hicks, Chris Lumens, David Cantrell, and Logan Johnson

 

Segurança

1. Linux Admins Security Guide

2. Linux Security Howto

3. Linux Firewall Configuration, Packet Filtering & netfilter/iptables

4. Securing and Optimizing Linux by Gerhard Mourani

 

Administração de Sistemas

1. The Book of Webmin Or: How I Learned to Stop Worrying and Love UNIX

2. Linux Network Administrator’s Guide by Olaf Kirch and Terry Dawson

3. Self-Service Linux: Mastering the Art of Problem Determination by Dan Behman and Mark Wilding

4. SUSE Linux Administration Guide

5. Bash Guide for Beginners

6. In The Beginning Was The Command Line

7. Vi iMproved (VIM)

 

Programação

1. The Art of Unix Programming

2. Advanced Linux Programming by CodeSourcery LLC

3. Java Application Development on Linux by Carl Albing and Michael Schwarz(PDF)

4. Writing GNOME Applications

5. Advanced Linux Programming

6. Secure Programming for Linux and Unix

7. The Art of Unix Programming

8. The Linux Development Platform

9. Secure Programming for Linux and Unix HOWTO

10. C++ GUI Programming With Qt 3

11. Linux Kernel Module Programming Guide by Ori Pomerantz

12. KDE 2.0 Development

13. GTK+/Gnome Application Development

14. GNU Autoconf, Automake and Libtool

15. The Linux Kernel Module Programming Guide

16. PHP Essentials

17. Javascript Essentials

18. Visual Basic Essentials

   

Migração

1. Linux Client Migration Cookbook

2. Linux Client Migration Cookbook, Version 2: A Practical Planning and Implementation Guide for Migrating to Desktop Linux by Chris Almond

 

Kernel

1. The Linux kernel

2. Linux Kernel 2.4 Internals

 

Ubuntu

1. Unofficial Ubuntu Guide

2. Ubuntu Linux Essentials

 

Red Hat

1. Red Hat Enterprise Linux Installation Guide

2. Red Hat Enterprise Linux Reference Guide

3. Red Hat Enterprise Linux Step By Step Guide

4. Maximum RPM, Taking the Red Hat Package Manager to the Limit

 

Fedora Core

1. Red Hat Fedora Core 7 Installation Guide

2. Fedora Core 7 Desktop Guide

3. Fedora Linux Essentials

 

Knoppix

1. Knowing Knoppix

 

Debian

1. Debian GNU/Linux Desktop Survival Guide

2. Debian GNU/Linux System Administrator’s Manual

3. Linux Compute Clusters by Chander Kant

4. Linux Device Drivers, Third Edition

5. GNU Bash Reference Manual

6. GNU Emacs manual

 

 

Fonte: Dicas-L

Promoções na Internet!

 

premios

Você quer ficar por dentro das promoções, sorteios, brindes, ingressos, convites que rolam na internet.

 

Se você é daqueles que acham que não tem muita sorte com sorteios, ou nunca ganhou nada na Internet. Esta é a sua chance, pois o “Promoções na Internet” te deixa atualizado sobre os brindes e sorteios.

 

Então não deixe de dar uma passada no site “Promoções na Internet”.

 

Para se ter idéia, o recente sorteio do livro expressões regulares apareceu por lá, sem que eu sequer tivesse pedido. Agora, se você conhece alguma promoção ou sorteio que não aparece no site, não hesite em indicar, pois assim você também estará ajudando a aumentar a qualidade do site.

 

Bom, espero que gostem da dica, porque eu pelo menos, já tenho o Promoções na Internet no meu agregador de Feeds RSS.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Cast Informática abre 80 vagas na área de TI

 

logo_cast “A empresa abriu 80 vagas em seis cidades brasileiras. As oportunidades são para profissionais especializados nas tecnologias Java, .NET, Delphi e ASP, além de analistas de requisitos, arquiteto de software, analista de testes, analistas de processos, analista de suporte, administrador de banco de dados, gerente de fábrica de software, gerente de projeto, entre outras vagas.

 

As vagas são para atuar nas cidades de Araraquara, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Os candidatos devem cadastrar seu currículo na seção Carreiras do site www.cast.com.br.”

 

Fonte: Info

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Scrum: Gerenciamento ágil de projetos

 

sala_scrum

 

A principio, o Scrum foi concebido como um estilo de gerenciamento de projetos em empresas de fabricação de automóveis e produtos de consumo, porém está cada vez mais sendo utilizado nas grandes empresas.

 

É uma metodologia ágil para gerenciamento de projetos de software com a idéia de manter a equipe produzindo com alta performance e cumprindo os prazos apertados que são impostos.

 

O intuito do blog é mostrar o conceito e algumas definições desse método. A seguir cito as principais funções:

 

Sprint: É um período (normalmente de 30 dias) onde a equipe se compromete com a entrega de determinadas tarefas que constam no Backlog.

 

Product Backlog: Listagem com as especificações do produto em questão. O documento é visto por todos envolvidos. Podendo ser alterado durante o processo.

 

SCRUM Master: Gestor do time de desenvolvimento. Sua principal função é acompanhar e fornecer tudo o que seu time precisa para cumprir as tarefas acordadas dentro de um Sprint.

 

Product Owner: É o responsável em entender o projeto junto ao cliente e passá-lo para o SCRUM Team.  Muitas vezes o Product Owner é o próprio cliente e é ele que coloca prioridade nas tarefas. O resultado do seu trabalho é o Product Backlog descrito acima.

 

SCRUM Team: Equipe de desenvolvimento que tem geralmente entre 5 e 9 pessoas e a responsabilidade pela divisão das tarefas é do próprio time, ou seja, eles é que decidem quem é que vai ficar com qual tarefa do Backlog. São definições que podem ser trocadas durante o desenvolvimento.

 

asks_scrumDaily SCRUM: Reunião diária no mesmo horário entre o SCRUM Master e o SCRUM Team com o objetivo de eliminar ou entender qualquer obstáculo que tenha aparecido e, além disso, faz com que cada membro da equipe responda perguntas como:

  • O que foi feito desde a última reunião?
  • O que será feito até a próxima reunião?
  • Alguma coisa está impedindo você fazer o que foi combinado?

 

Burn-down Chart: É um gráfico que serve para acompanhar quanto trabalho ainda falta ser entregue dentro de um Sprint.

 

Finalizando, não existe uma metodologia perfeita, porém o Scrum e suas práticas vieram para ser uma metodologia ágil, onde os projetos de software tem muito a ganhar.

 

Referências:

http://www.scrum.org.br/

http://guilhermemarques.wordpress.com/2008/06/26/scrum/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Scrum

http://idgnow.uol.com.br…..projeto-de-forma-diferente-e-gil/

Indicação de Livro: A Cabeça de Steve Jobs

 

Usuários ou não de Mac, digo que este livro é totalmente recomendado para quem quer entender como funciona a obsessão da Apple pela qualidade e por que os investidores tem tanto medo dos problemas de saúde de Jobs.

 

Há de se destacar que este livro não é uma biografia do Steve Jobs, porém ele explicar como a cabeça dele funciona, ou seja, como é a sua forma de pensar.

 

Descrição:

É difícil acreditar que um homem revolucionou os computadores nos anos 1970 e 1980, o cinema de animação e a música digital nos anos 1990. Por outro lado, são lendárias as histórias de seus repentinos acessos de raiva, revelando o verdadeiro Steve Jobs. Então, o que há, realmente, dentro do cérebro de Steve? Segundo Leander Kahney, é um fascinante feixe de contradições.


O autor destila os princípios que guiam Jobs ao lançar produtos arrasadores, ao atrair compradores fanaticamente fiéis e ao administrar algumas das marcas mais poderosas do mundo. O resultado é este livro singular sobre Steve Jobs que é, ao mesmo tempo, uma biografia e um guia de liderança, impossível de largar.

 

Dados Técnicos:

Editora: Agir

Autor: LEANDER KAHNEY

ISBN: 9788522009770

Origem: Nacional

Ano: 2008

Edição: 1

Número de páginas: 304

Acabamento: Brochura

Formato: Médio

 

Para mais detalhes acesse aqui.

Como não falar inglês

 

O vídeo a seguir é sobre a primeira entrevista do Anderson como jogador do Manchester, onde ele tenta demonstrar seu “bom” inglês.

 

Tá certo que ele não precisa ter conhecimento em inglês para jogar futebol, mas o ponto a se discutir é se vale a pena tentar falar inglês sem saber dizer muitas frases.

 

 

Se você recebe as dicas por e-mail e não conseguiu visualizar o vídeo clique aqui.

Sorteio de dez assinaturas on-line da revista Engenharia de Software

 
capaES9_GA DevMedia cedeu 10 assinaturas digitais da revista “Engenharia de Software” para sorteá-las entre os leitores do blog do Fernando Costa, todos que postarem um comentário deixando seu nome e e-mail estarão concorrendo, lembrando que o sorteio será feito no primeiro dia da Engenharia de Software Conference!

 

Não deixe de participar do sorteio e do evento!

 

Se quiser ver a versão digital em formato PDF, o download da edição 1 é gratuito. Basta clicar aqui.

 

Veja abaixo a lista completa de artigos da edição 1:

- Palavra do Editor

- Estimativas Ágeis com Planning Poker

- Uma Análise do Modelo de Maturidade OPM3
- UML – Casos de Uso
- MDA – Arquitetura Orientada por Modelos
- Model Transformation com ATL
- Sistemas de Gestão de Qualidade
- Confiabilidade de Software

Fontes: Fernando Costa e BR-Linux

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

BackTrack 4 Beta disponivel

 

O BackTrack é uma distribuição Linux com ferramentas para especialistas em segurança da informação. Esta distro disponibiliza recursos (programas hackers) para que sejam exploradas falhas de segurança através de várias técnicas. É altamente portável, podendo ser instalada num pen-drive, live-CD ou no HD.

 

A notícia é que já está disponível a nova versão Beta do BackTrack, anunciado pelo Remote Exploit Dev team. Lançada no último dia 10/02, já se foram mais de 66 mil downloads, sem incluir torrents, copias e download direto (sem fazer redir no site deles).

 

backtrack4-boot

Para fazer o download do iso clique aqui | Checksum: md5sum e sha512sum
E para obter uma imagem do VMWare clique aqui | Checksum: md5sum e sha512sum

 

Fonte: Blog do BackTrack

Use o Google Reader e fique atualizado!

 

Num mundo de blogs, Flickrs, Twitters, Diggs e diversas redes sociais, é comum se perder no fluxo quase infinito de informações. Muitos já me disseram ser impossível acompanhar os principais blogs atualmente na web. E a tendência é que piore e se torne cada vez mais acentuado.

 

A resposta para isso, se é que você já não sabe, é a utilização de um agregador de Feeds RSS. Eu por exemplo usei por muito tempo, o próprio Mozilla Firefox e até o MS Outlook, mas ultimamente tenho usado o Google Reader, que está bem completo.

 

Há também um outro agregador de feeds muito bom, o Netvibes, porém tenho como preferido o Google Reader devido à sua integração com os outros serviços do Google, sem contar que houveram melhorias recentes no produto.

 

greader

 

O Google Reader melhorou muito desde suas versões iniciais (por volta de 2005). Dentre as melhorias, há um sistema de classificação através de labels (mesmo sistema do gmail) que permitem ler tudo classificado sob aquele label e se desejar ainda pode compartilhar aquele label com outros usuários, tradução do feed, sugestões de sites/blogs entre outras coisas.

 

Se ainda não usa um, não deixe de testar o Google Reader, basta ter uma conta no Google, acessar a URL http://www.google.com.br/reader e sair adicionando seus sites preferidos através do botão “Adicionar Inscrição”.

 

Para saber mais acesse o Tour do Google Reader…mas não se esqueça de adicionar o Feed RSS do Gotcha IT.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Procurado: Microsoft oferece 250 mil dólares

 

A Microsoft ofereceu na última semana uma recompensa de US$ 250 mil (R$ 562.500,00 aproximadamente) por informações que permitam que a empresa acuse formalmente os responsáveis pela propagação do malware Conficker.


Segundo nota oficial divulgada pela companhia, internautas de qualquer país podem enviar informações sobre os criadores do malware.


A Microsoft anunciou, ainda, que fará parceria com líderes da indústria e universidades para auxiliar na elaboração de uma resposta para desabilitar os domínios usados pelo Conficker.

wanted "Se há um Velho Oeste de hackers, crackers e autores de malwares no ciberespaço, temos um novo xerife na cidade", diz o blog de tecnologia Techcrunch.

 

De acordo com informação do site CNet, estima-se que entre 1 milhão e 2 milhões de computadores são infectados pelo vírus diariamente. Alguns analistas, no entanto, consideram essa estimativa conservadora e afirmam que o número pode chegar a 12 milhões.

 

Todas as informações e recursos sobre esta luta da Microsoft está centralizada em http://microsoft.com/conficker.

 

Porém, se analisarmos bem, a recompensa e toda a propaganda veiculada é um valor abaixo do que gastariam para investigar, fazer engenharia reversa do código malicioso e toda uma análise forense.

 

[via Cnet]

Sete competências que um bom profissional precisa ter

 

Este post fala sobre as características que bons profissionais precisam ter, isso em qualquer área de atuação para se tornar um líder eficaz e um profissional de talento. São  competências imprescindíveis para o sucesso.

 

professional

 

Diversos traços de personalidade e comportamentos em comum destacam os profissionais de sucesso dos demais. Partes destas competências são naturalmente adquiridas ao longo das experiências de vida, valores e outras adquiridas pela necessidade de se sobressair no mercado de trabalho.

 

De acordo com Ari Lima em uma matéria da Webinsider, que lista as sete competências relevantes para a gestão de uma carreira de sucesso.

 

São elas:

 

Motivação. A capacidade de prosseguir, independente das situações adversas ou contratempos. É valorizado o profissional interessado, independente de bônus no salário, encorajamento dos superiores e palestras motivacionais;

 

Humor. A arte de gerenciar o próprio estado de espírito, para enfrentar o trabalho do dia-a-dia e a vida pessoal, mantendo harmonia interior e alegria de viver;

 

Produção de conhecimento. A capacidade de crescer profissionalmente, adquirindo conhecimentos relativos à profissão e relevantes para a organização em que trabalha, como também para sua carreira em particular;

 

Liderança. A capacidade de dirigir pessoas e tirar o melhor delas, levando-as a serem competentes e motivadas por trabalharem em equipe;

 

Relacionamento interpessoal. A capacidade de se comunicar com as pessoas em geral de forma eficaz, fazer amigos e influenciar pessoas - poder de persuasão;

 

Criatividade. A capacidade de criar e perceber coisas novas, gerar novas maneiras de fazer tarefas e reinventar métodos, produtos, formas de trabalhar;

 

Capacidade de sonhar. O exercício de imaginar coisas impossíveis e criar condições para realizá-las. Fazer o impossível tornar-se realidade pela imaginação, pela persistência e pela fé.

 

leadership

 

O ponto em questão é: que bons profissionais tem muito mais do que um emprego garantido, o que significa que competência nos itens citados são raros em qualquer organização empresarial e estes sim são diferenciais para alcançar seus objetivos.

 

[via Webinsider]

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Participe! Sorteio de 40 Camisetas Firefox

 

firefoximaster

 

Quer ganhar uma camiseta do Firefox? Então o que está esperando? Esta é a sua chance. Uma parceria entre a iMasters e a Mozilla, vai render o sorteio de 40 camisetas para você.

 

Para participar, basta preencher o formulário de participação disponível no site da iMasters, clicar em “finalizar cadastro” e pronto! Já está concorrendo.

 

O resultado será divulgado dia 20/02/2009 e os cadastros para a promoção serão aceitos até o dia 19/02/2009.

 

A promoção é válida para todos. Corra porque ainda dá tempo!

 

Fonte: Promoções na Internet

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Indicação de Livro: Joomla! Guia do Operador

 

Dando continuidade às indicações de livros aqui no blog, recomendo dessa vez o livro "Joomla! Guia do Operador".

 

O Joomla é um sistema gerenciador de conteúdo Open Source e se você quer construir sites sofisticados com facilidade de edição e atualização, você precisa ler este livro.

 

O livro foi escrito pelo Barrie North e foi totalmente traduzido pela editora Alta Books, mas sabem como é, tradução nunca é igual ao original.

 

Descrição:

O primeiro guia Joomla! fácil de usar - O Sistema Gerenciador de Conteúdo Open Source número 1 do mundo.


Se você quer construir sites sofisticados que possam ser facilmente editados e atualizados, você precisa ter domínio de Joomla!.


Agora existe um guia Joomla fácil de usar e ler para todo gerenciador, administrador e desenvolvedor. O importante consultor Joomla, Barrie North, aborda tudo o que você precisa para obter resultados: instalação, administração, organização do site, desenvolvimento de modelo, atualizações de conteúdo e mais. Você encontrará dicas nunca antes publicadas, truques e soluções de problemas, assim como três estudos de caso do início ao fim.

 
Novo em Joomla!? Sem problema! Este livro começa com o design mais simples e conceitos de sistema e constrói o seu conhecimento passo-a-passo. Você irá rapidamente dominar o poder de Joomla, mesma que você não tenha nenhum gerenciador de conteúdo, scripting ou experiência em CSS. Experiente em Joomla!? Você irá constantemente se referenciar neste livro devido à sua confiabilidade, linguagem simples, ricos exemplos de conteúdo do Joomla! 1.5.

  • Entenda gerenciamento de conteúdo, o que Joomla! faz e como os componentes se encaixam
  • Aprenda sobre a versão mais atual do Joomla! - a 1.5
  • Construa sites Joomla! do zero e sistematicamente personalize-o de acordo com suas necessidades
  • Organize conteúdo com seções, categorias, blogs e tabelas
  • Cria páginas dinâmicas e navegação efetiva
  • Trabalhe com módulos e componentes Joomla!
  • Otimização para ferramentas de busca para sites Joomla!
  • Estudos de caso do início ao fim: construindo um site para escola, um site para um pequeno negócio e um blog
  • As extensões Joomla e plugins mais valiosos: como encontrá-los e usá-los

Dados Técnicos:

Editora: Alta Books

Autor: BARRIE NORTH

ISBN: 9788576082040

Origem: Nacional

Ano: 2008

Edição: 1

Número de páginas: 384

Acabamento: Brochura

Formato: Médio

 

Se interessou em aprender Joomla?

Então acesse: Joomla! - Guia do Operador - Construindo um bem sucedido site Joomla!

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Blogueiros de sucesso

 

A blogosfera já é uma realidade neste mundo virtual, onde basta ter boas idéias na cabeça, um computador com internet e uma boa disposição para blogar.

 

Se você ainda acha que isso não dá lucro, pois saiba que é possível sim tirar uma boa quantia em dinheiro com blogs. Qualquer pessoa pode ser blogueiro e lucrar com isso, mas produzir um conteúdo legal, ter muitos leitores de um assunto que você escreve a ponto de despertar o interesse de bons anunciantes, já é bem difícil, mas não impossível.

 

O vídeo a seguir foi produzido pelo Jornal da Globo, onde mostra a história de alguns desses blogueiros profissionais que conseguem ganhar dinheiro com seus blogs e boas idéias.

 

 

Crianças na Web: Proibir não adianta

 

criança_internet

 

O ato puro e simples de proibir que crianças e adolescentes utilizem a internet ou até mesmo o computador não é a melhor forma de evitar que os filhos sejam vítimas de crimes praticados na rede grande rede mundial de computadores.

 

E não é só isso, pois se proibir dentro de casa, eles vão acessar a Internet fora de casa, nas lan-houses.

 

Segundo informações do Rodrigo Nejm, “Pesquisas mostram que 65% dos jovens acessam a internet fora de casa. O que fazer nestes casos?”, questionou o diretor de prevenção da ONG SaferNet.

 

Deve-se educar estes jovens, informar sobre bons usos e, claro, monitorar o que estão fazendo, mas antes de tudo, dar confiança para que através da experiência do dia a dia eles possam saber o que é certo e o que é errado em meio ao ambiente digital.

 

Para ajudar, deixo o link da cartilha criada pela SaferNet, onde traz dicas sobre o melhor uso do computador e da web para garantir a segurança dos usuários.

 

[via Wnews]

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Diversos idiomas para aprender online

 

Esta é uma dica muito interessante que, por incrível que pareça, ainda não postei aqui no blog. Mais uma ótima dica sobre idiomas, para quem quer aprender e praticar os mais variados idiomas.

 

Na rede Live Mocha, cujo site é http://www.livemocha.com/, onde é possível praticar exercícios de leitura, compreensão oral, escrita e expressão oral. São onze idiomas, dentre eles o inglês, espanhol, francês, italiano, mandarim, japonês e outros mais.


Os exercícios são divididos em nível básico, médio e avançado e são corrigidos por usuários nativos do idioma escolhido. Você também pode corrigir exercícios dos idiomas que domina, e além disso, você pode subir no ranking de usuários no qual se ganha pontos com exercícios corretos e correções feitas para outros usuários.

 

Agora a desculpa de dizer que não tem dinheiro para aprender um idioma não cola, você só vai precisar mesmo é arrumar tempo.

 

Para se cadastrar acesse o site: http://www.livemocha.com/.

 

live-mocha

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Acesse o seu Linux a partir do Windows

 

Dia desses estava precisando acessar a partição / do Linux a partir do Windows (pois é, tenho dual boot) e acabei por encontrar um programa muito bom que faz isso, sem cobrar nada.

 

É um programa freeware que permite acessar os sistemas de arquivos do Linux pelo Windows Explorer, permitindo acesso de leitura e escrita. Mas tem um porém, partições ext3, são montadas como ext2, o que em alguns casos, não conseguirá ver arquivos maiores de 2gb.

 

Seu nome é “Ext2 IFS for Windows” e pode ser baixado clicando aqui.

 

screenexplorer

Faça o download de e-books Linux

 

livrosA dica não é tão recente, mas servirá para aqueles que ainda não sabiam, pois o site LinuxHaxor.net fez uma lista muito interessante contendo 68 e-books com temas relacionados ao Linux e que com certeza serão de grande valia para aqueles que querem aprender como este sistema funciona ou até mesmo para quem quer se aperfeiçoar em determinado assunto.

 

Tem para todos os gostos! Para se ter idéia, o títulos vão de tópicos sobre linguagem de programação, administração de sistemas, howto (como fazer) e muito mais. E o melhor, é tudo material disponibilizado gratuitamente.

 

Devemos agradecer  ao projeto GNU General Public License, porque sem essa bendita licença, nada disso existiria.

 

Confira a lista completa logo a seguir:

  1. Advanced Linux Programming by CodeSourcery LLC
  2. Comprehensive Linux Textbook by Muayyad Saleh Al-Sadi
  3. Java Application Development on Linux by Carl Albing and Michael Schwarz (PDF)
  4. Linux Client Migration Cookbook, Version 2: A Practical Planning and Implementation Guide for Migrating to Desktop Linux by Chris Almond
  5. Linux Compute Clusters by Chander Kant
  6. The Linux Cookbook: Tips and Techniques for Everyday Use by Michael Stutz
  7. Linux Device Drivers by Alessandro Rubini and Jonathan Corbet
  8. Linux Installation and Getting Started by Matt Welsh
  9. Linux Kernel Module Programming Guide by Ori Pomerantz
  10. Linux Network Administrator’s Guide by Olaf Kirch and Terry Dawson
  11. Securing and Optimizing Linux by Gerhard Mourani
  12. Self-Service Linux: Mastering the Art of Problem Determination by Dan Behman and Mark Wilding
  13. Slackware Linux Essentials by Alan Hicks, Chris Lumens, David Cantrell, and Logan Johnson
  14. Linux Admins Security Guide
  15. Linux Security Howto
  16. Linux Firewall Configuration, Packet Filtering & netfilter/iptables
  17. Linux Device Drivers, Third Edition
  18. GNU Bash Reference Manual
  19. Knowing Knoppix
  20. Linux Client Migration Cookbook
  21. Vi iMproved (VIM)
  22. Linux: Rute User’s Tutorial and Exposition
  23. The Book of Webmin
  24. Linux From Scratch
  25. GNU Emacs manual
  26. Writing GNOME Applications
  27. KDE 2.0 Development
  28. GTK+/Gnome Application Development
  29. GNU Autoconf, Automake and Libtool
  30. Advanced Linux Programming
  31. Secure Programming for Linux and Unix
  32. The Art of Unix Programming
  33. The Linux Development Platform
  34. C++ GUI Programming With Qt 3
  35. Unofficial Ubuntu Guide
  36. The Easiest Linux Guide You’ll Ever Read - An Introduction to Linux for Windows users
  37. SUSE Linux Administration Guide
  38. Red Hat Enterprise Linux Installation Guide
  39. Red Hat Enterprise Linux Reference Guide
  40. Red Hat Enterprise Linux Step By Step Guide
  41. Fedora Linux EssentialsVisual Basic Essentials
  42. Fedora Core 7 Desktop Guide
  43. Ubuntu Linux Essentials
  44. PHP Essentials
  45. Javascript Essentials
  46. Red Hat Fedora Core 7 Installation Guide
  47. The Art of Unix Programming
  48. Bash Guide for Beginners
  49. Beyond Linux from Scratch
  50. The Book of Webmin Or: How I Learned to Stop Worrying and Love UNIX
  51. Brian and Tom’s Linux Book
  52. Debian GNU/Linux Desktop Survival Guide
  53. Debian GNU/Linux System Administrator’s Manual
  54. Everyday Linux
  55. FreeBSD HandbookGNU Manuals OnlineIn The Beginning Was The Command Line
  56. Introduction to Linux - A Hands on Guide
  57. LDAP Operations HOWTOLearning Debian GNU/Linux
  58. Learning the Unix Operating System
  59. Linux Administration Made Easy
  60. Linux Dictionary
  61. The Linux kernel
  62. Linux Kernel 2.4 Internals
  63. The Linux Kernel Module Programming Guide
  64. LINUX: Rute User’s Tutorial and Exposition
  65. Maximum RPM, Taking the Red Hat Package Manager to the Limit
  66. Pocket Linux Guide
  67. Secure Programming for Linux and Unix HOWTO
  68. Linux+ Study Guide

Não tem chororo, como já deu para perceber, os livros estão em inglês e é melhor ir se acostumando. =P

 

 

Fonte: LinuxHaxor

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Sorteio: O Ganhador do Livro

 

Antes de tudo gostaria de agradecer a todos os que participaram deste sorteio, e que também ajudaram a divulgar o blog. Foram centenas de emails cadastrados, algo que eu realmente não esperava. O resultado no geral foi positivo e pretendo fazer mais sorteios desse tipo muito em breve.

 

Agradeço também aos leitores que fizeram comentários, positivos, construtivos e mesmo os negativos. Saibam que comentários nunca são demais e enchem o nosso ego. Portando, não tenham medo de comentar, pois este é o melhor incentivo para qualquer  blogueiro.

 

Agora chega de lenga lenga e vamos ao que interessa...para efetuar este sorteio, utilizei uma função do linux que gera números aleatórios e em seguida criei uma lista númerada com todos os emails cadastrados na newsletter Gotcha IT.

 

sorteio

 

O resultado saiu, eis que o número 226 aparece como  o ganhador:

"marcelorubim at gmail com", cadastrado no dia 24 de Janeiro de 2009.

 

Parabéns ao Marcelo. Peço para que entre em contato para passar o endereço para a entrega do prêmio.

 

Aos outros leitores, mais uma vez muito obrigado e não fiquem desanimados, pois em breve haverá novas promoções. Enquanto isso, continuem acessando o conteúdo do blog.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Sorteio do Livro Expressões Regulares: Corra que ainda dá tempo!

 

Pessoal, divulgarei o resultado do sorteio do livro Expressões Regulares do autor Aurélio Jargas amanhã (09/02. Se ainda não se cadastrou, está esperando o que? Basta se inscrever para recebimento da Newsletter Gotcha IT.

 

Para aqueles que já se inscreveram, ótimo, porque tenho mais uma novidade. O autor Aurélio Jargas se disponibilizou a enviar o seu autógrafo pelo correio, claro, se for da vontade do ganhador.

 

Para finalizar, reforço também que se você fez o cadastro na Newsletter Gotcha IT, deve em seguida clicar na url de confirmação de recebimento, veja exemplo abaixo:

 

confirm

 

 

O periodo de inscrição vai até as 22:00 do dia 09/02/2009, na próxima segunda-feira. Para mais detalhes acesse o post sobre a promoção.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Video: debate sobre a Lei Azeredo

 

Depois de ter postado sobre o protesto gerado por causa da Lei Azeredo, o que gerou muitos acessos até então, resolvi procurar um pouco mais sobre o assunto e encontrei este video produzido pela TV Cultura e que foi publicado no Youtube.

 

Se você ainda tinha dúvidas sobre a Lei Azeredo que tem o intuito de enquadrar crimes cometidos pela internet, poderá esclarecer nenhuma algumas delas com este vídeo.

 

Se você recebe as dicas por e-mail e não conseguiu visualizar o vídeo clique aqui.

Deixo claro que a minha opinião sobre essa lei é contrária, porém destaco que precisamos sim ter lei no meio eletrônico, mas com coerência e com muito debate sobre o assunto.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

VMware Server 2.0 no Fedora 10

 

Como já devem saber, o VMware Server é gratuito e pode ser usado no linux sem problema algum, porém sua configuração não é tão simples assim. Explico neste rápido tutorial os passos básicos para instalar e configurar o VMware Server 2.0 no Fedora 10, mas pode funcionar também no Fedora 9, 8 ou qualquer distribuição , talvez com algumas adaptações.

 

Resolvi escrever este passo a passo, simplesmente porque não encontrei nada muito completo sobre a versão 2.0 do Vmware para linux na web. Então vamos ao que realmente interessa...

 

Requisitos:

 

- kernel-devel, gcc e gcc-c++

         São necessários para compilar os módulos vmmon.

 

Instalando:

 

1. Baixe primeiramente o software, que é gratuito, mas que requer um registro e a partir dai, enviará uma licença por email, para isso você deve acessar a URL http://www.vmware.com/download/server/.

 

2. Antes de iniciar a instalação, verifique se o seu sistema tem todos os updates.

bash# yum update -y  

 

3. Instale os pacotes necessários para a compilação:

bash# yum install kernel-devel gcc gcc-c++ xinetd

4. E para a aplicação:

bash# yum install perl-devel perl-ExtUtils-Embed

 

5. Agora é a vez do próprio VMware Server. lembrando que você deve executar no diretório onde baixou o rpm.

bash# rpm -ivh VMware-server-2.0*.rpm

 

6. Depois de instalado, execute o vmware-config para efetuar as configurações, como: inserção de número serial, rede, tipos de interfaces...

bash# /usr/bin/vmware-config.pl


7. Após responder todos os passos do item anterior, acesse a URL http://localhost:8222/ para fazer o login.

 

Porém, se você não consegue autenticar, mesmo colocando usuário e senha do root corretamente (aconteceu comigo), desabilite a autenticação, fazendo-se necessário digitar apenas o login.

 

Deixe o arquivo de autenticação assim:

bash# cat /etc/pam.d/vmware-authd

#%PAM-1.0                                            

auth          required    pam_permit.so

account    required    pam_permit.so

 

8. Pronto, agora você só precisará instalar quantos sistemas o seu hardware aguentar.

 

vmwareserver

 

Instalando:

 

Como fiz a instalação há alguns dias, posso ter me esquecido de algum procedimento, se houve alguma dúvida ou erro, favor deixar um comentário que eu possa corrigir.

 

I hope it helps!!!

 

Referências: Guia do Hardware, Tommi's Stuff  e um pouco de conhecimento próprio.