Segundo estudo, uso de blogs em sala de aula incentiva a produção de textos e exercita a capacidade de argumentação dos alunos.
O uso em sala de aula de blogs pode incentivar a produção de textos e contribui para exercitar nos estudantes o poder de argumentação, além de fazer com que os alunos leiam mais. Essa é a principal conclusão da dissertação de mestrado da pesquisadora Cláudia Rodrigues, apresentada no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A pesquisa teve o objetivo de estudar a viabilidade dos blogs nas aulas de língua portuguesa e no ambiente escolar. Segundo Cláudia, o estudo ressaltou a necessidade de os professores explorarem novas alternativas de produção de textos com os alunos. A pesquisa foi orientada pela professora Denise Bértoli Braga, do Departamento de Lingüística Aplicada do IEL, envolveu a produção de 20 blogs por cerca de 240 alunos.
Segundo ela, os blogs colocaram os alunos em contato com diversas opiniões, incluindo professores de outras disciplinas, que foram ouvidos como fontes dos textos publicados nos blogs. “O interesse pela leitura e escrita aumentou”, observou Cláudia. “A maior parte dos estudantes buscou ainda outras fontes de informação além do professor.”
A pesquisa sugere que os blogs podem ser utilizados pelos professores de diferentes formas. “Os blogs podem otimizar o trabalho do professor por ser um espaço para a argumentação, a leitura, o questionamento e a crítica”, disse. Além disso, a ferramenta incentiva a participação coletiva - o que é bastante valioso dentro da sala de aula.
Fonte: IDG Now! e Agência Fapesp
0 comentários:
Postar um comentário
Gostou do artigo? Então deixe um comentário !!!