domingo, 5 de abril de 2009

Google revela o segredo de seus servidores

 

Google_data_centers-3

 

A grande maioria das empresas de grande porte compra servidores Dell, Hewlett-Packard, IBM e Sun Microsystems, mas surpreendentemente o Google, que tem centenas de milhares de servidores divulgou que seus hardwares não chegam nem perto desses.

 

Pela primeira vez, o Google revelou o hardware usado em uma conferência sobre eficiência em centros de processamento de dados. A surpresa do Google: cada servidor tem sua própria bateria de 12V para suprir de energia em caso de falta de eletricidade.

 

'Isto é muito mais barato que um UPS(sistema de geração de eletricidade centralizado),' diz Ben Jai, projetista de servidores.

 

'Portanto não há desperdício de capacidade.' Eficiência é o maior fator financeiro, grandes UPS podem atingir de 92 até 95 porcento de eficiência. Isso significa, uma grande parte de energia é desperdiçada. Os servidores com baterias acopladas são melhores. 'Somos capazes de medir a eficiência e ela é maior que 99.9%", disse Jai.'

 

O Google tem patentes em servidores acoplados com baterias, 'mas eu penso que estamos dispostos a licenciar a tecnologia a vendedores,' diz Urs Hoelzle, vice-presidente de operações do Google.

 

O Google é obcecado em eficiência energética. 'No começo, existia uma ênfase em dólar por query(pesquisa)' diz Hoelzle. 'Nós fomos forçados a dar atenção porque o retorno por query era muito baixo.

 

Realmente, é um tanto dificil de se acreditar, uma vez que a notícia foi publicada pela CNET logo no dia 1 de Abril (April Fool como costumam dizer por lá), porém a notícia já foi confirmada pela empresa em seu Twitter e por isso demorei para postar, porque nem eu acreditei muito.

  GoogleServerMedium

 

Como podem ver na foto acima, um típico PC Ching Ling daqueles montados na Santa Efigênia, o que provavelmente não custou quase nada se comparado a servidores de verdade, sem contar que não há um sistema de refrigeração e muito menos cooler suficiente para manter a temperatura do servidor, aumentando assim o custo para manter o Datacenter refrigerado.

 

Deve levar em conta o espaço em disco que este “servidor” ocupa, com apenas uma fonte de energia diminui a disponibilidade, mas isto podemos descartar, já que tem um bateria de 12 volts, além disso, 2 discos apenas pode ser muito pouco dependendo do que vai ser feito.

 

Mesmo não gostando desta idéia, não tenho muito o que dizer, o google é o que é hoje por causa disso ai e temos que tirar o chapéu.

 

[ Via Cnet e ArsTechnica ]

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do artigo? Então deixe um comentário !!!