quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Cloud Computing: Moda e Mobilidade

 

O que mais tem se falado ultimamente é sobre o termo "Cloud Computing", que quer dizer "Computação em Nuvem". Um conceito em relação a todo tipo de serviços web, novas opções de planos de hospedagem e assim por diante.

 

cloudcomputingwithlaptop

 

Este é um assunto que pode ser apenas mais uma “modinha” do mundo tecnológico,  muito se discute sobre ser ou não uma boa opção e se esta é mesmo uma tendência no futuro, mas em meio a tanta informação, muitos se perguntaram sobre o que tudo isso significa. Bom, vou fazer então uma explicação sem me aprofundar muito a seguir.

 

Pois bem, o termo Cloud Computing surgiu num tom de brincadeira, que servia para explicar onde os serviços estavam sendo executados. Ao invés de dizerem que estavam rodando em um servidor, trancado em uma sala da empresa, diziam que eles estavam rodando "nas nuvens", ou seja, uma metáfora, que nada mais é do que um conjunto de servidores, que rodam diversos serviços e são conectados aos clientes através da Internet. Servidores estes que estão em algum datacenter pelo mundo.

 

A idéia do Cloud Computing é fornecer serviços através da Internet, permitindo que você acesse arquivos, documentos, e-mail, rode aplicativos e assim por diante, utilizando qualquer equipamento conectado à web. Exemplos disso são: o Gmail, Windows Live e o Google Docs, onde os dados são armazenados nos datacenters das empresas e você apenas acessa as informações utilizando um navegador, que de certa forma te dá mais mobilidade do que um computador usando apenas arquivos locais.

 

Porém, deve-se destacar que esta modalidade de serviços pode oferecer diversos riscos em relação a segurança e privacidade, uma vez que os dados deixam de ser armazenados no PC e passam a fazer parte na nuvem, significando que serão armazenados e replicados em diversos servidores.

 

cloud-computing

 

Informações podem ser acessadas e compartilhadas de qualquer lugar, o que é suficiente para garantir sua popularização até mesmo no Linux como desktop, pois não é preciso se preocupar em instalar o OpenOffice ou o MS Office, obviamente ainda falta muito para o Google Docs ou qualquer outro serviço web chegar neste nível.

 

Certo, mas o que fazer se a conexão cair? Bom, neste caso você perde toda a mobilidade. Por isso é devem existir os serviços “off-line”, como é o caso do Google Gears, uma extensão do navegador que faz o syncronismo de todos os seus emails, possibilitando assim, que você continue com seus arquivos, sem ter que esperar a conexão voltar.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do artigo? Então deixe um comentário !!!