segunda-feira, 31 de março de 2008

Entenda a Virtualização


Caros,

Indico mais um site muito bom. O site virtualization.info oferece online webcasts e seminários on-site para ajudar no entendimento do mercado de virtualização.

É uma espécie de blog com diversos updates diários.
Vale a pena conferir !!!

Abs,
Wilton

Vi Reference Card


O VI editor é o editor mais usado por muitos usuários Unix/Linux. O problema é que muitos iniciantes evitam usá-lo porque ele tem caracteristicas diferentes dos edistores de textos normais.

Para ajudar não só os iniciantes mas para usar como referência rápida, coloca 3 links de Guias para download.

vi Reference Card (HP) - 5Mb
Vi Reference Card - 57k
Updated! vi Quick Reference - 27k

Um abraço,
Wilton Paulo.

Google Code University: conteúdo gratuito para desenvolvedores

O Google surgiu dentro dos muros da Universidade de Stanford, EUA, mas até hoje preserva características que lembram - de perto - o meio acadêmico. Uma de suas mais recentes iniciativas deixa isso bem claro: estou falando do Google Code University, um site criado dentro do Google Code, que disponibiliza, gratuitamente, conteúdo para desenvolvedores.

Dentro do Google Code University, é possível encontrar vídeos, apresentações e textos sobre AJAX, segurança, sistemas distribuídos, C++, Java, Python, MySQL, entre outros. Todo esse conteúdo, salvo quando informado o contrário, é disponibilizado sob uma licença Creative Commons, portanto, pode ser usado em outros sites, em aulas, em trabalhos acadêmicos, etc. O site ainda permite fazer buscas diretamente no conteúdo oferecido por grandes universidades, tais como MIT, Stanford e Columbia.

Para alguns, há o empecilho de que todo o conteúdo oferecido está no idioma inglês. No entanto, vale a pena dar uma olhada mais demorada no site. Há materiais muitos bons por lá e que certamente podem acrescentar conhecimento a desenvolvedores, sejam eles novatos ou experientes.

Google Code

Fonte: http://www.infowester.com/blog/?p=631

sexta-feira, 28 de março de 2008

Modelos de Qualidade de Gestão de TI

Caros,

Disponibilizei este documento que fala sobre os Modelos de Gestão de TI e sobre a relação entres os modelos CCMI, COBIT e ITIL.

Este documento foi escrito pelo Jorge Henrique Fernandes que autorizou a publicação, desde que referenciando a autoria.

Para baixar acesse a url abaixo:

download


Cheers !
Wilton Paulo.

Free Online Ubuntu Books


Encontrei este blog na Net e resolvi postar aqui, tem diversos e-books para download sobre o Ubuntu. Para acessar clique no link...

vntutor.blogspot.com

Os Titulos disponiveis sao:
- Moving to Ubuntu Linux
- The Official Ubuntu Book
- Ubuntu Unleashed
- Ubuntu Hacks

Abs,
Wilton Paulo.

quinta-feira, 27 de março de 2008

Tutoriais do Packet Tracer - Videos em Flash

Caros,

Encontrei este site onde existem tutoriais com bastante explicaçoes do Packet Tracer em videos. Sao videos feitos em flash pela propria Cisco. Vale a pena dar uma olhada.

Acesse aqui

PS: Os Tutoriais sao sobre a versao 4.0, mas serve tambem para as versoes 4.1 e 4.11 do Packet Tracer.

Att,
Wilton Paulo.

=> Reditado em 23/09/2008
O link inicial não é mais funcional e foi substituido por um que funciona.
Desculpem o transtorno.

Está se aproximando a data de extinção do CCNA v3.1 em inglês

Caros,

Recebi este email e compartilho aqui....

Está se aproximando a data de extinção do CCNA v3.1 em inglês

Em Outubro de 2007 anunciamos as datas de extinção para a versão em Inglês do CCNA v.3.1 e para os correspondentes exames de certificação INTRO (640-821), ICND (640-811), e CCNA (640-801). Já que a data marcada para a extinção está próxima, ocorrerá no final deste mês, gostaríamos de lembrar você.

Estão agora disponíveis as atualizações de Manutenção do CCNA Exploration e CCNP

Para uma lista completa de correções incluídas nestas versões, por favor, veja as Notas de Divulgação para cada currículo, que estão disponíveis na página Academy Connection Tools (Ferramentas do Academy Connection)

Mudanças nas Avaliações

Administração de Avaliação
Para melhorar nossas avaliações, em 8 de março de 2008 daremos início ao recolhimento de informações sobre as práticas de administração de exames. Durante a ativação dos exames, será perguntado aos instrutores se os exames serão monitorados ou se os alunos poderão usar o material de aprendizado e colaborar com os outros enquanto fazem os exames. Pedimos aos instrutores que atualizem seus perfis de ativação de exame existentes após 8 de Março para incluir esta informação.

Atualização das Diretrizes para a Migração do Aluno CCNA v.31 – versão em inglês

As diretrizes para a migração de alunos do CCNA v3.1 para o CCNA Discovery ou CCNA Exploration foram atualizadas para incluírem as diretrizes de migração do CCNA 2 v.3.1. Apesar de não haver um mapeamento direto entre CCNA v3.1 e os novos currículos, desenvolvemos diretrizes de migração dos alunos para auxiliar os instrutores na determinação da melhor maneira de apresentar aos a alunos os novos e melhorados currículos. Os instrutores são encorajados a ajustarem suas diretrizes de forma apropriada para servir as situações específicas.

Melhorias no Academy Connection

O time do Academy Connection está feliz por anunciar mudanças significativas no Academy Connection em Março com mais melhorias previstas para os próximos meses.

Experiência do Usuário
Adicionamos um banner de identidade do Academy Connection em todas as páginas. A área de recursos está simplificada e reorganizada; e adicionamos um link direto aos Tutoriais AC. Os tutoriais fornecem direções para as tarefas chave no Academy Connection, e estamos atualizando todos nos próximos meses.

Talvez as melhorias mais notáveis na experiência do usuário esteja em nossos sites piloto: Academy Marketplace e Marketing Toolkit. Nós redesenhamos completamente o visual de algumas partes destas duas áreas, incluindo melhor organização e redução de cliques nos menus de navegação do topo e da esquerda . Por favor, visite estas duas áreas e nos envie o feedback clicando no link survey.

Códigos Promocionais dos Exames Extintos Postados

Após 6 de Novembro de 2007, matrículas para exames de certificação extintos não estarão mais disponíveis para a comunidade Networking Academy. Os novos códigos promocionais foram postados para as versões extintas dos exames de certificação Cisco, incluindo os seguintes.

Fonte: Netacademy

quarta-feira, 19 de março de 2008

Rodando Internet Explorer 7 no Linux


Nesta dica explico como instalar o IE7 da Microsoft no Linux, para isso é necessário instalar uma versão anterior, no caso IE 6. Baixe o script necessário para instalação do IE 6.0 no Linux.

Obs: Há a necessidade do wine instalado e configurado corretamente.

No shell (como root) faça a seguir:

# wget http://www.tatanka.com.br/ies4linux/downloads/ies4linux-latest.tar.gz
# tar zxvf ies4linux-latest.tar.gz
# cd ies4linux-*
# ./ies4linux

Depois de instalado, baixe o IE 7 com o próprio navegador IE 6 que fora instalado, no caso da validação Windows Genuine, baixe o aplicativo em abrir... em vez de salvar como.., após a execução anote os códigos, digite-os no verificador e clique em validar, e pronto, faça download para uma pasta separada, após a conclusão do download faça extração com seguinte comando:

# wine IE7-WindowsXP-x86-enu.exe /x

Após a extração, copie as bibliotecas a seguir para a pasta ~/.ies4linux/ie6/drive_c/windows/system.

Bibliotecas: wininet.dll, iertutil.dll, shlwapi.dll, urlmon.dll, jscript.dll, vbscript.dll, mshtml.dll, mshtmled.dll, mshtmler.dll, advpack.dll, inetcpl.cpl.

Depois em dll-files.com, baixe normaliz.dll e dlldump.com, baixe inetcplc.dll e coloque-os na mesma pasta ~/.ies4linux/ie6/drive_c/windows/system.

No shell, ainda como root, execute:

# WINEPREFIX=~/.ies4linux/ie6 winecfg

Este comando seta IE6 padrão para o Windows XP.

Depois é só executar:

# ~/bin/ie6

Pronto, IE 7 executando, para mim é IE 6/7.

Fontes:
http://www.tatanka.com.br/ies4linux/page/Main_Page
http://www.leonardomiranda.com.br/dicas

Deixo claro que eu não recomendo o uso do IE7, porém sempre existem aqueles sites feitos por webmasters iniciantes que só funcionam no IE, ai sim pode ser uma opção.

Um abraço,
Wilton

Mouse serial no Linux

Esses dias tentei configurar o mouse serial no Ubuntu, só que tive um pequeno problema, meu mouse serial não foi reconhecido e não é só no Ubuntu que isso ocorre, no Mandriva e provavelmente em outras distros novas deve ocorrer também.

A configuração é bem simples...
1 - Entre no console em modo texto:
CTRL + ALT + F1

2 - Edite o arquivo de configuração do Xorg
# vi /etc/X11/xorg.conf

3 - Procure na section "InputDevice" pela seguinte linha:

Option "Device" "/dev/input/mice"

Altere para:

Option "Device" "/dev/ttyS0"

E também altere a seguinte linha:

Option "Protocol" "ExplorerPS/2"

Para:

Option "Protocol" "Microsoft"

Salve o arquivo e saia.

Obs.: Só para explicar, a primeira porta serial (COM1) no Linux é o dispositivo /dev/ttyS0. Caso seu mouse esteja na COM2, ao invés de colocar /dev/ttyS0 mude para /dev/ttyS1.


Pronto, agora volte ao X e reinicie...as teclas são:
CTRL + ALT + F6 e em seguida CTRL + ALT + BackSpace

Conclusão:
Só acho que deveria haver uma verificação por parte do instalador onde pudesse detectar automaticamente o mouse.

Abs,
Wilton

Free Software Magazine em PDF

Caros,

Para quem ainda não conhecia, é possível baixar as edições da revista Free Software Magazine no formato PDF.

Vale a pena dar uma olhada.

Para fazer o download das edições acesse:

http://www.freesoftwaremagazine.com/issues

Um abraço,
Wilton

Veja documentos online



O Scridb é um serviço muito similar ao YouTube, que permite fazer upload de conteúdos e, posteriormente, disponibiliza-los a quem entendermos através de uma interface simples, compatível com qualquer browser web. A diferença reside, simplesmente, no tipo de arquivo que podemos colocar, estando focado para documentos típicos do desktop (MS Word, MS Excel, Powerpoint, PDF, Texto e outros). A interface é muito intuitiva e de bom gosto, para além da funcionalidade que é de fato o diferencial.

Abs.
Wilton Paulo.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Criptografia é importante !!!

Este video é rápido, porém dá uma idéia simples do porque você não deve enviar senhas por protocolos sem criptografia como telnet, ftp, http, msn...



Um abraço,
Wilton Paulo.

[off-topic] O que é trabalhar em TI ?

Pra descontrair um pouco :)

1 - Você trabalha em horários estranhos (que nem as putas).
2 - Te pagam para fazer o cliente feliz (que nem as putas).
3 - Seu trabalho vai sempre além do expediente (que nem as putas).
4 - Você é mais produtivo à noite (que nem as putas).
5 - Você é recompensado por realizar as idéias mais absurdas do cliente (que
nem as putas).
6 - Seus amigos se distanciam de você e você só anda com outros iguais a você (que nem as putas).
7 - Quando você vai ao encontro do cliente você precisa estar apresentável (que nem as putas), mas quando você volta parece que saiu do inferno (que nem as putas).
8 - O cliente sempre quer pagar menos e quer que você faça maravilhas (que nem as putas).
9 - Quando te perguntam em que você trabalha você tem dificuldade para explicar (que nem as putas ).
10 - Se as coisas dão errado é sempre culpa sua (que nem as putas).
11 - Todo dia você acorda e diz: NÃO VOU PASSAR O RESTO DOS MEUS DIAS FAZENDO ISSO (que nem as putas).

Abs,
Wilton

Free files for your certification

Caros,

Googleando por ai, encontrei um site ótimo com bastante material para todo o tipo de certificação.

São arquivos que podem ser baixados na faixa e podem ajudar muito nos estudos para uma nova certificação.

São arquivos como ActualTests, BrainDumps, Testkings e diversos PDFs.

Alguns exemplos de certificações disponiveis são:
Cisco
ITIL
LPI


Para acessar o site visite www.certfiles.com.

Regards.
Wilton Paulo.

quarta-feira, 12 de março de 2008

BBC Learning English


Esta dica é para quem ainda não conhece. A BBC (British Broadcasting Corporation) uma das maiores empresas de rádio e tv do mundo, atuam também área de ensino de idiomas. Com mais de 10 anos no ar, o BBC Learning English é um dos melhores sites de ensino de idiomas gratuito da Internet, senão o melhor. Além de muito conteúdo para o aprendizado do idioma, eles tem um serviço chamado The Teacher – vídeo english. Nesta seção do site, um professor vai dá aulas semanais sobre assuntos diversos do idioma (em vídeo).

I hope you enjoy!

Wilton

Cursos Red Hat - Desconto para usuários e colaboradores do Fedora.

A Red Hat Brasil está oferecendo descontos em seus treinamentos e certificações para os usuários e colaboradores do Projeto Fedora.

Clique no link para ler maiores informações a respeito.

Brazil, Argentina, and Mexico
Community Contributor Offer: 25% discount for any Red Hat course purchased through August 31, 2007. Mention offer code Fedora2 when registering and make sure to provide your Fedora Project email address.

Fedora User Offer: 10% discount for any Red Hat course purchased through August 31, 2007. Mention offer code Fedora1 when registering.

Regards,
Wilton Paulo.

terça-feira, 4 de março de 2008

Packet Tracer no Linux

Oba!...uma ótima notícia, fiz um teste hoje onde trabalho com o wine e sem muitas surpresas, o packet tracer funcionou perfeitamente no wine do Fedora.

Para fazer a instalação basta executar o comando.
bash$ wine PacketTracer4.1_setup.exe

Fiz alguns testes como configurar ip no software IOS do router, roteamento rip, login via vty e console e tudo funcionou até agora.

Vou testar a aplicação um pouco mais, porém não acretido que terão problemas. Caso encontre problemas postem um comentário.

Abraços,
Wilton Paulo.

Curso de Inglês Gratuito !


O inglês a cada dia vem se consolidando como um idioma universal, e a tendência, é que em breve, mais da metade da população mundial já fale inglês.

Já ha bastante tempo, costuma se dizer que o inglês é o idioma dos negócios. Hoje mais do que nunca ele está presente em quase todo o planeta, demonstrando sua importância nas mais diversas áreas.inglês

Num momento de globalização como o que estamos experimentando, saber falar inglês é vital para se ter sucesso na carreira profissional.

O site Ingles Curso oferece um curso de inglês online gratuito. Clique no link para acessar.

Acessar

Abs,
Wilton

segunda-feira, 3 de março de 2008

Simulado ITIL v2 em português



Caros Leitores,

A Training Education Services, disponibilizou um simulado online, algo parecido com um testking que pode ajudar aqueles que estão querendo tirar a certificação ITILv2 Foundations.

Segue links:

Simulado 1
Simulado 2

Bons Estudos,
Wilton Paulo.

Certificação Linux LPI: Nível 2


No ano passado eu comprei este livro no Submarino por que tive um bom desconto, porém comecei a estudar somente agora...segue a sinopse do livro que é muito bom, apesar de ser mal traduzido:


Certificação LPI - 201 e 202:

Certificação Linux LPI é um valioso recurso para determinar o que você precisa praticar para passar nos exames do Instituto Profissional Linux (Linux Professional Institute - LPI). Este livro o ajudará a determinar quando você estará pronto para fazer os exames, que são, tecnicamente, bastante exigentes e elaborados para refletir as habilidades de que os administradores precisam em ambientes reais de trabalho.
À medida que mais corporações adotam o Linux como o backbone de rede para os seus sistemas de TI, a demanda por técnicos certificados aumentará cada vez mais. Passar nos exames LPI ampliará as suas opções profissionais, porque o LPIC é o programa de certificação Linux mais conhecido e respeitado no mundo inteiro. Os exames foram desenvolvidos pelo Instituto Profissional Linux, uma organização internacional, formada por voluntários, a qual possui afiliadas em dezenas de países.
Os exames LPI centrais possuem dois níveis. O Nível 2 se aprofunda muito mais no que se refere à resolução de problemas e aos serviços de rede, tais como e-mail e navegação Web. A segunda edição de Certificação Linux LPI Completa é uma referência que é fruto de exaustiva pesquisa.
Os principais tópicos do nível 2 incluem as provas 201 e 202:
# Segurança, incluindo a detecção de intrusos, SSH, Kerberos e muito mais
# DNS, DHCP, compartilhamento de arquivos, NIS e outras infra-estruturas de rede
# Serviços de email, FTP e Web

Os autores são Steven Pritchard, Bruno Gomes Pessanha e outros.

domingo, 2 de março de 2008

Material LPIC2


Estou começando os meus estudos para a certificação LPI 2 e primeiramente começo a procurar materiais para estudar, coisa que não está sendo fácil, diferentemente da LPI1 que encontrei muito material.

Encontrei esses guias disponíveis sobre licença GNU FDL, foram liberados tempos atrás pela LinuxIT, empresa inglesa de consultoria e treinamento. Versões atualizadas dos guias estão disponíveis no site deles, porém os guias para as provas do LPIC2 foram retirados do site.

Como estão sob licença GNU, não há problema algum em compartilhar.


Segue links para download...

Prova 201
Prova 201

Abs.
Wilton

sábado, 1 de março de 2008

Certificado CCNA - quando chegará ?

Pessoal, andei pesquisando sobre o assunto e vi que o certificado leva até 3 meses (exatamente, 3 meses!!!) para ser entregue. Este é um prazo oficial e se mesmo após este prazo seu certificado não me for entregue, devo entrar em contato com a Cisco.

O site deles tem algumas perguntas e respostas que podem ser úteis.
Certifications Online Support

Segue um trecho em inglês...

I did not receive my certificate? How do I check the status?
Log in to the Certification Tracking System. If this is the first time you are logging in, you will need to verify your personal information and acknowledge the use agreement to proceed. Once you have acknowledged the use agreement, click HISTORY on the left navigation bar. Filter the "View" by selecting FULFILLMENT. A list of certification kits will be listed. Click on DETAILS for more information.

Abraços,
Wilton Paulo.

5000 visitas !!!

Salve pessoal!

Gostaria de agradecer a todos! Fechamos o mês de Fevereiro com pouco mais de 5 mil visitas ao blog.

Jamais imaginei que seria tão visitado com 5000 PVs!

Até breve e uma vez mais muito obrigado!

Wilton Paulo.