domingo, 12 de outubro de 2008

Wikipedia migra para o Ubuntu

A Canonical acaba de conseguir um apoio de peso. A Wikipedia anunciou que os cerca de 400 servidores utilizados para manter a enciclopédia livre no ar deixarão de usar como sistema operacional o Fedora e Red Hat e adotarão o Ubuntu em todas as máquinas.

Para se ter idéia do "pepino", os sites mantidos pela organização que cuida da Wikipedia recebem cerca de 10 bilhões de visitas por mês, sendo que no auge é comum 50 mil páginas serem acessados por segundo. Estima-se que a Wikimedia gaste 35 mil dólares todos os meses com banda e hospedagem dessas páginas. Para cuidar de todo este equipamento, a equipe técnica é formada por quatro funcionários remunerados e três voluntários. Para Brion Vibber, CTO da empresa, passar a utilizar apenas uma distro facilitará o trabalho deles já que poderão usar a mesma configuração em todas as máquinas.
A iniciativa pode ser um belo incentivo para que o SO comece a ser usado com mais frequência nos servidores e ajude o Ubuntu a perder a imagem de "sistema operacional apenas para desktops".

Fonte: Meio Bit

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom ver que a grande comunidade ubuntu que, trabalhou tanto pra isso, conseguiu esse feito.

Parabéns Comunidade Ubuntu e claro a Canonical


Lucas Sabino

Postar um comentário

Gostou do artigo? Então deixe um comentário !!!