sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Universidades terão cursos grátis a distância em 2009

A Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) poderão oferecer, a partir de 2009, cursos de graduação e pós-graduação a distância. O governo do Estado pretende criar, com os novos cursos virtuais, 6,6 mil vagas de nível superior e 110 mil de pós-graduação. Essa ampliação do sistema de ensino é o objeto do decreto sobre a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), assinado nesta semana pelo governador José Serra.

O programa é baseado na parceria com as três universidades, com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a Fundação Padre Anchieta e a Fundação para o Desenvolvimento Administrativo Paulista (Fundap).

A implementação dos cursos, o cronograma com as datas de inscrição para o vestibular, o período letivo e as provas ainda dependem da deliberação dos conselhos das universidades.

O programa inclui aulas em laboratório e avaliações, que deverão ser realizadas de forma presencial nos pólos de apoio da universidade virtual, que devem funcionar nos prédios atuais das universidades. O ingresso será através de vestibular após publicação de edital, da mesmo forma que um vestibular tradicional, mas não há datas definidas ainda, a não ser previsões informais para março/09.

As aulas deverão ser transmitidas por um canal digital da TV Cultura, 24 horas por dia.

Para obter mais infomações sobre a oficialização da UNIVESP acesse:
Secretaria do Ensino Superior.

Referências: IDGNow e Carreira de TI

6 comentários:

Anônimo disse...

Noticia importantíssima, a educação agrade a essa iniciativa das universidades.

Anônimo disse...

Anseio pelo dia em que não haverá provas, nem vestibulares. Anseio também pelo dia em que cada um poderá cursar somente aquilo que lhe interessa e no seu ritmo.
Talvez seja um passo nessa direção. Vejamos o que o tempo diz.

Anônimo disse...

Isto é sucateação do ensino!

Anônimo disse...

Ótimo ter a oportunidade de estudo à distancia para quem tem pouco tempo disponivel.

Anônimo disse...

Achei ótimo este artigo ,é de total importância nos dias de hoje que haja um empenho desse porte para pessoas que necessitam de uma graduaçao que é o meu caso.É também importante que haja um esclarecimento maior aos interessados por meio da mídia o que torna mais acessível até para os demais interessados que não possuem ainda internet.Espero em breve participar desta inovação, que para mim no momento é de total importância .O Brasil necessita e merece esse investimento

Lady Tchu disse...

Seria tão legal se não existisse vestibular e todos pudessem cursar a faculdade que sonhou desde criança,como quando entramos na escola pela primeira vez porque não podemos seguir em frente?muitos pegam o que aparece ou o que sobra para poder falar que é Bacharel em alguma coisa mas a maioria nem isso consegue...

Postar um comentário

Gostou do artigo? Então deixe um comentário !!!