sábado, 11 de outubro de 2008

Como estudar

O cérebro é um monte de informações. Nós não lembramos de fatos simples, mas ao invés disso, interligamos por associação. Toda vez que nós experimentamos um evento novo, nosso cérebro liga os pontos visuais, cheiros, sons e as nossas próprias impressões juntos em um novo relacionamento. O cérebro lembra das coisas através da repetição, associação, lembranças visuais e todos os cinco sentidos. Com isso, em mente, aqui vão algumas dicas de como estudar para ajudá-lo:

Flashcards
Nosso cérebro assimila conhecimento mais facilmente através da repetição. Quanto mais você ouvir, ver ou repetir algo, mais fácil vai ser lembrar-se dele depois.

Com os Flashcards é possível memorizar diversas coisas rapidamente, além do diferencial de sua portabilidade, ou seja, você pode praticar em qualquer lugar.

Crie o ambiente certo
Normalmente, o lugar em que você estuda é tão importante como a forma que você estuda. Procure um lugar tranqüilo. Muitas pessoas não conseguem estudar em silêncio, mas também não é uma boa opção ficar em um lugar no qual você tem muitas distrações.

Escolha um lugar fixo para estudar, assim, sempre que você for até ele, estará criando uma rotina produtiva de estudos. Você se torna mais produtivo neste lugar, porque você o assimila com estudos.

Use acrônimos para se lembrar
Você já deve ter ouvido falar em acrônimos. São aquelas pequenas frases em que a primeira letra de cada palavra nos lembram algo relativo à matéria. É simplesmente abreviação, mas como transformamos em frases fica mais fácil trazer à memória. Além de que, em geral, são frases bastante engraçadas ou sem o menor sentido.

Ouça músicas
Pesquisar tem mostrado que certos tipos de músicas nos ajudam a lembrar de informações. Se você estuda ouvindo determinada música, ao pensar nela mentalmente você se lembra do que estava estudando.

Re-escreva suas anotações
Isto pode ser feito à mão ou no computador. Mas lembre-se que escrevendo à mão você gera mais atividade cerebral do que escrevendo no computador.

Simplesmente estudar as anotações pode ser desinteressante e gerar distrações. A melhor forma de estudar é ativamente, ou seja, se for estudar anotações, escreva-as novamente ao invés de simplesmente ler.


Utilize suas emoções
Emoções e sentimentos são partes importantes de nossa memória. Pense nisso. A ultima vez que você foi à uma festa, de quais pessoas você se lembra? A garota que te fez rir, o homem que machucou seus sentimentos e a criança que saiu gritando pelo salão são os que você se lembrará com mais facilidade. São os que têm um impacto emocional.

Felizmente, você pode usar o poder das suas emoções em seus próprios estudos. Aprimore sua memória usando seus cinco sentidos. Não memorize simplesmente. Não ouça ou veja as coisas em sua mente. Crie uma imagem visual exata do que você quer aprender.

Por exemplo, se você esta tentando aprender os componentes da célula humana, comecei imaginando a célula. Imagine como cada parte deve se parecer. Separe-a mentalmente pedaço a pedaço e depois una tudo novamente. Essa brincadeira emocional e visual ajuda a memorizar a matéria com mais facilidade e com mais chances de se lembrar depois.

Faça associações
Uma das melhores formas de se aprender novas coisas é relacioná-las a algo que você já sabe. Isso é conhecido como associação e é a cola mental que move seu cérebro.

Você já ouviu uma música e ela ficou na martelando na sua por alguma memória que ficou conectada a isto ? Você já viu um velho amigo que ativou memórias da sua infância ? Este é o poder da associação.

Para maximizar o nosso poder mental, nos devemos constantemente procurar por caminhos para relacionar novas informações com idéias antigas e conceitos que já são familiares.

Você pode fazer isso usando mapas mentais. Um mapa mental é usado para colocar palavras, fotos, pensamentos e ideias em diagramas e interconectar com as informações. Essa é uma prática simples que irá ajudá-lo a conectar qualquer coisa que você aprende.

Então, Quais são as suas melhores dicas ? Fale sobre o assunto nos comentários.

O texto é baseado no artigo How to Study [LifeHack].

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do artigo? Então deixe um comentário !!!