sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Indicação de Livro - Programação Shell Linux

Nesta indicação, deixo o livro do Julio Neves que dispensa comentários. O melhor de shell scripting na língua portuguesa. Este livro apresenta uma abordagem descontraída da programação Shell dos sistemas operacionais Unix/Linux. De forma didática e agradável, peculiar ao autor, o livro é uma referência sobre o ambiente Shell, apresenta inúmeros exemplos úteis, com dicas e aplicações para o dia-a-dia dos analistas, programadores e operadores que utilizam esses sistemas operacionais.

O livro está dividido em três partes:

* Shell Básico, que apresenta os principais comandos com suas opções mais utilizadas;
* Programação Shell propriamente dita, onde esmiuça cada um dos comandos da primeira parte e enfatiza as instruções (built-ins) do Shell;
* Apêndices, onde mostra as principais ferramentas que gravitam em torno do Shell.

Por ser, sem dúvida alguma, a publicação mais completa sobre Shell e pela necessidade dos profissionais da área de dominarem o tema, este livro é imperdível! Esta sétima edição foi atualizada com as novidades que surgiram no Bash 3.0 e incluído um apêndice sobre navegação usando sockets.

Dados Técnicos:
* Autor: Julio Neves
* Editora: Brasport
* Ano: 2008
* Edição: 7
* Número de páginas: 488

Mais detalhes

1 comentários:

Anônimo disse...

Opa! Muito interessante a dica! Não vou comprar porque tenha várias apostilas sobre shell aqui, e a minha próxima aquisição em livros será um de Python, que infelizmente está esgotado onde procurei.
Mas gostei muito do incentivo =)
Um abraço

Postar um comentário

Gostou do artigo? Então deixe um comentário !!!