sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Dicas para mala direta por e-mail

Conseguir a atenção dos consumidores vem se tornando algo cada dia mais difícil nos dias de hoje. A quantidade de formas de comunicações, além da constante mudança das tecnologias, faz com que a criatividade seja um fator ainda mais competitivo na publicidade.

O e-mail ainda é largamente utilizado tanto para uso pessoal quando nas corporações. Obviamente, as empresas têm políticas claras de privacidade e não se arriscam mais a fazerem malas diretas de e-mails sem solicitação. As ferramentas de disparo e de métricas também se sofisticaram, garantindo assim um tipo de comunicação eficaz e dirigido. Além disso, o crescimento da participação de smartphones e telefones celulares com mais recursos faz com que as mensagens de e-mail também possam ser lidas com mais facilidade.

O e-mail marketing, portanto, está longe de morrer - mas, como sempre, é necessário garantir sua sobrevivência apostando em estratégias que privilegiem, além da personalização, uma experiência agradável ao usuário, tanto do ponto de vista do conteúdo oferecido quanto do design.

Listo aqui algumas dicas importantes para assegurar uma boa performance de suas campanhas de e-mail:

Certifique-se de que sua campanha de e-mail tenha consistência, agindo de forma eficaz como um complemento da linha principal. Tome cuidado com o visual: faça com que ele seja limpo e agradável.

Se você estiver usando o e-mail para promoções ou datas comemorativas Natal ou Pascoa por exemplo. Crie um design que lhe permita flexibilidade e rapidez na alteração de conteúdo.

Escreva assuntos chamativos e e-mails mais "compactos", a fim de chamar a atenção para sua promoção. O conteúdo tem que conciso, os produtos oferecidos relevantes para sua audiência e a promoção atraente.

No caso de uma campanha para a data especial considere fazer um lançamento de campanha atiçando a curiosidade do público e assim aumentando as possibilidades de êxito.

Não se esqueça de prover conteúdo informativo, que revele ao consumidor telefones para atendimento ao cliente, dicas para compras seguras e prazos de validade de promoção.

Se você está planejando usar conteúdo dinâmico, esteja certo de que cada oferta será enviada para o público correto.

E o mais importante. Disponibilize sempre uma forma de cancelamento de recebimento do email para o destinatário, caso contrário será caracterizado como spam.

E, claro, revise o texto. Adeque sua mensagem ao perfil de público. Não precisa usar uma linguagem rebuscada, é claro, mas não conferir a gramática ou corrigir prováveis erros de digitação é uma falha grave.


Um abraço,
Wilton Paulo.

1 comentários:

Milouska disse...

Belas dicas, sim, senhor!
Um abraço,

Milouska

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