terça-feira, 13 de maio de 2008

Simuladores Cisco - CCNA/CCNP

Achei interessante e resolvi postar aqui no blog....

O uso de simuladores ajuda o estudante a ter uma visão mais prática do assunto. Para o caso de exames mais avançados como CCNP ou - claro - CCIE, experiência prática já passa a ter uma importância bastante elevada.

Bom, dito isso, qual o melhor software de simulação disponível? Existem vários! Vocês já devem ter ouvido falar do Boson Netsim, Cisco Packet Tracer, dentre outros. Estes softwares são MUITO bons para estudo do CCNA, e normalmente, mais do que suficiente em termos de recursos. Existe, porém, um outro software chamado Dynamips (Dynagen), que encontra-se classificado em outra categoria: A dos EMULADORES. Diferentemente dos simuladores já conhecidos, o Dynamips recria as características reais de um router Cisco em seu PC! A vantagem do Dynamips é que ele emula roteadores high-end, como os da linha 7200, por exemplo. Por se tratar de emulação - e não simulação - uma imagem real de IOS (software que roda nos roteadores Cisco) deve ser usada.

O software é tão bom que muitos candidatos ao exame CCIE estão adotando-o como base para seus estudos práticos, e com resultados bastante positivos. Além do realismo - afinal, é um roteador Cisco rodando em seu PC - ele permite que o ambiente emulado se conecte à ambientes reais. Ou seja, você pode conectar seu lab virtual à um switch real ou à um router real, usando a porta Ethernet do seu PC. Vale a pena conferir este software!

100% FREE! Você pode baixa-lo no link abaixo.

Download Dynagen
Tutorial Dynagen

Fonte: http://blog.ccna.com.br/


Abs,
Wilton

2 comentários:

Rodrigo Morais disse...

Olá, parabéns pelo blog. Aproveito para convidá-lo a visitar meu blog que também fala de virtualização e foi lançado há poucos dias: http://citrixtech.wordpress.com. Obrigado!

Wilton Paulo disse...

Rodrigo,

Gostei muito do seu Blog, já dei um add nos favoridos.

Abs.
Wilton

Postar um comentário

Gostou do artigo? Então deixe um comentário !!!