domingo, 25 de novembro de 2007

Frame Relay Video

Para quem está estudando para a certificação CCNA como eu... :P
Este video revisa bem o funcionamento de um frame-relay, que muitos dizem ser um dos assuntos mais difíceis do exame.




Até,
Wilton Paulo.

sábado, 24 de novembro de 2007

Windows 2003 as a Workstation !

Tenho um computador um pouco obsoleto. Um Pentium 3 750Mhz com 512 Mb de ram, mas o problema é que a placa mãe é uma "Ching Ling" PC CHIPS e o Windows XP não está rodando muito bem... Tá certo que é uma máquina de testes, com HD particionado e toda fuçada, mas isso não justifica a lentidão.

Então comecei a 'googlear' e encontrei diversos artigos dizendo que o Windows 2003 é mais rápido que o Windows XP se este estiver bem configurado e com o SP2(Lançado em Março deste ano).

Achei também um link muito bom com dicas para tunar o Win2k3, cobre em detalhes a instalação e configuração para deixar igual ou melhor do que windows XP.

Segue o link, Link do Microsoft Forum Network
http://win2k3.msfn.org

Vou fazer alguns testes e postarei os resultados em breve.

Abraços,
Wilton

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Memory usage on Linux

Andei procurando entender melhor o funcionamento da gerência de memória no linux, então achei um blog muito interessante que explica o comando pmap em detalhes.

http://virtualthreads.blogspot.com/2006/02/understanding-memory-usage-on-linux.html

Este trecho explica bem como tratar leaks de memória e como o ps apenas não nos ajuda.

"What does it all mean?
The moral of this story is that process memory usage on Linux is a complex matter; you can't just run ps and know what is going on. This is especially true when you deal with programs that create a lot of identical children processes, like Apache. ps might report that each Apache process uses 10 megabytes of memory, when the reality might be that the marginal cost of each Apache process is 1 megabyte of memory."

O texto diz que é errado apenas dar um "ps" e verificar quanta memória um processo está usando, o ideal é ir no processo, dar um "pmap" e analisar o que cada dependência consome também.

Fica ai mais uma dica....deixo também um manual do pmap.

http://www.scit.wlv.ac.uk/cgi-bin/mansec?1+pmap


[]s,
Wilton Paulo.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Pilot

Olá. Este é o meu primeiro post e já começo falando sobre mim.

Bom...Sou administrador de sistemas e Trabalho no UOL a quase 2 anos...Sou formado em Análise de Sistemas pela Universidade Ibirapuera e estou pensando em fazer um MBA em segurança de TI no próximo.

Tenho as certificações ITIL, RHCT e LPI e estou estudando para tirar o CCNA até o fim do ano. Estarei postando neste blog coisas do dia a dia que achar interessante.

Então...até breve.